Fóruns
TiroDinamico.com.br
 Bem Vindo Anônimo ( Log In | Cadastre-se ) Home   Imagens   Links   Calendário   Usuários
Portal   Resultados   Procurar   Ajuda
  Visite o site da Lyon Bullets Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!
Páginas: (5) < 1 2 3 4 [5] > ( Ir para a primeira mensagem não-lida ) Enviar uma resposta ao tópicoCrie um novo TópicoNova Pesquisa
8022 Custom Benchrest, Testes De Desempenho C/variadas Munições
« Tópico Anterior | Próximo Tópico » Monitorar este Tópico | Enviar tópico por email | Imprimir Tópico
Patadosul Ver Foto do Usuário
Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 3 de novembro de 2017, 11:22 Responder citando esta mensagem

Grupo: Espectadores
Cadastrado: 4/Jan/13

Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usuário
Eu nunca gostei de fazer rosca no meu torno por duas razões; uma porque ele não possui caixa Norton, dendo-se assim que fazer a remontagem das 6 engrenagens manualmente para ajustar os avanços e a segunda razão por ele não possuir alavanca de inversão de rotação, que possibilita uma parada imediata da rotação do eixo principal, funcionando assim como um freio importante para quando se faz roscas que precisam de um final mais preciso. Com o passar do tempo eu vi que a mudança das engrenagens é algo simples, que pode se fazer em 5 minutos quando se trabalha com uma certa organização. Quanto ao freio, um belo dia desses me veio a ideia de fazer um freio manual, usando uma alavanca pendular. Por volta do meio do corpo da alavanca, há um eixo que é fixado ao parafusos inferior que suporta da tampa de fechamento. Em uma extremidade da alavanca, um pedaço de borracha faz a frenagem com o atrito junto à polia motora... na outra extremidade, um contra peso. Funciona de um modo bem simples, quando a ferramenta esta passando a rosca eu seguro o contra peso para cima, deixando assim a polia motora livre para girar sem atrito. Quando a ferramenta já esta chegando ao final da rosca eu largo a alavanca, ocasionando assim o atrito que faz a frenagem e então aperto o botão de desligar a maquina. É um método bem enjambrado, mas agora eu não dependo de um terceiro para fazer este tipo de trabalho. Agora não tenho mais limitações do que posso fazer nessa máquina. user posted image Sendo assim, eu decidi fazer uma coisa que sempre tive vontade de fazer, mas não o fiz porque teria que pedir para algum torneiro local fazer para mim em sua máquina. O problema nisso é que a maioria dos torneiros esta costumado a fazer peças de qualquer jeito, sem usar instrumentos para alinha-las, centrando as peças muitas vezes no "olhômetro". O trabalho em questão é a fixação do cano na ação 8022 por rosca, muito melhor que aquele sistema da CBC de dois pinos elásticos tangenciando cano/receiver. A fixação com rosca é mais interessante, ainda mais quando o cano é um tanto pesado. O receiver 8022 é estranho, em tempos atrás eu já tentei fura-lo para a fixação de um trilho Picatinny 20mm, porém notei que o aço tem durezas diferentes em certos pontos. Próximo à face do receiver eu abri um furo para o trilho o qual não consegui atravessar um macho de rosca M4 afiado, a rosca foi até metade apenas. Devido a isso eu decidi normalizar o aço novamente para então prosseguir com os trabalhos. Prendo o receiver em uma haste e aqueci com o maçarico até o ponto critico e então deixei a peça esfriar lentamente. Com isso eu trouxe a peça a dureza de beneficiamento do aço. user posted image Como alinhar o rudimentar receiver 8022 para proceder a usinagem da rosca? Em primeiro momento pensei em usar uma barra de aço trefilado diâmetro 15 mm como referência para o alinhamento. O receiver tem um furo em torno de 15,3 mm, então com uma volta de fita crepe fina em torno da barra eu consegui que ela entrasse no furo de maneira justa. Porém um percebi uma coisa; a barra não estava perfeitamente alinhada. Abandonei essa ideia e não queria fazer um guia usinando uma barra maior para este trabalho. user posted image A ideia que tive foi a de encaixar o cano no receiver, com os pinos, e então prender o receiver na placa tomando referencia no alinhamento do cano. Pequei referência em dois pontos do cano, um mais próximo ao muzzle e outro próximo à câmara. Isso me pareceu a solução mais sensata a fazer, até mesmo porque eu obedeceria o mesmo alinhamento receiver/cano que estava na montagem original, que foi feita alinhada ao furo original 15,3 mm. Eu já me certifiquei que esta cano tem o furo bem centrado em relação ao furo, por isso eu tomei essa referência como valida. user posted image Após ao alinhamento, eu removi o cano e fiz o furo para a nova rosca e limpei a face do receiver para fazer o contato perfeitamente perpendicular ao centro da rosca. O receiver ficou bem alinhado, deu pra notar isso no quão centrado ficou o novo furo (18,4 mm) em relação ao furo 15,3 mm e na fina remoção do material da face do receiver, que tirou parelho. user posted image Após alargamento do furo e faceamento, abri uma rosca M20x1 mm. user posted image

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem  Top
Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 3 de novembro de 2017, 13:24 Responder citando esta mensagem

CITACAO (Patadosul em 3 de novembro de 2017, 12:18)
Medindo com o micrometro, esta foi a medida que encontrei, algo em torno de 5,505 mm (0.2167"). A peça tem ~1" de comprimento e por estar presa só por um lado, é inevitável que ela fique 100% cilíndrica, mesmo dando vários passes finos de desbaste no mesmo ponto. Mas isso é o que eu pretendia mesmo, um cônico mínimo. O diâmetro menor ficou com 5,47 mm (0.2153") e o maior ficou com 5,52 mm (0.2173). Uma variação de apenas 0,05 mm (0.002") em um comprimento de ~1", muito mais suave que a peça anterior.

Umas correções quanto as medidas lidas no micrômetro. Fazia tanto tempo que eu não usava isso que me atrapalhei rolleyes.gif Medindo com o micrometro, esta foi a medida que encontrei, algo em torno de 5,495 mm (0.2163"). user posted image A peça tem ~1" de comprimento e por estar presa só por um lado, é inevitável que ela fique 100% cilíndrica, mesmo dando vários passes finos de desbaste no mesmo ponto. Mas isso é o que eu pretendia mesmo, um cônico mínimo. O diâmetro menor ficou com 5,48 mm (0.2157") e o maior ficou com 5,53 mm (0.2177"). Uma variação de apenas 0,05 mm (0.002") em um comprimento de ~1", muito mais suave que a peça anterior. user posted image

Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 4 de novembro de 2017, 11:56 Responder citando esta mensagem

Para mexer no cano, fiz esta peça. Os caras chamam isso de "spider", um tipo de fixação com 4 pontos para melhor centrar o cano na parte de trás do mangote do torno. Ela é fixada ao eixo principal por dois parafusos 90º entre si. Os parafusos de fixação são diâmetro 5/8" com rosca fina. Na ponta deles, peças tipo canecos que apenas se acomodam soltas para girarem no momento do aperto dos parafusos. user posted image O spider instalado parte de trás do torno com o cano já montado nele. Fui obrigado a fazer outro guia em aço rápido, similar ao primeiro, porém mais longo para que pudesse encaixar na porção da garganta da câmara. Fiz o alinhamento usando o relógio sobre o guia. user posted image Aqui parte da frente da placa do torno. Usei o guia mais curto e alinhei do mesmo modo com o relógio. user posted image Como se pode notar, vou primeiro refazer a coroa. Me sugeriram remover pelo menos 3/4" do comprimento do muzzle em um cano após lapidado, mesmo que a lapidação tenha sido feita com limitador de curso que não deixe a bucha sair muito na ponta. Esse corte de uma porção do muzzle parece ser regra geral entre os armeiros de RF. Como eu só fiquei sabendo disso agora, resolvi fazer, mesmo porque quero fazer uma rosca M25x1 mm ali para instalação de um MD. Quando montei esse cano ai eu não tinha o spider também... mas um motivo para refazer com o mais perfeito alinhamento.

Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 5 de novembro de 2017, 08:25 Responder citando esta mensagem

Com um bits bem afiado de HSS cortei a coroa 11º do sentido do furo para fora, com isso não ficou rebarba alguma. Depois passei uma lixa fina de leve só pra dar um acabamento. user posted image Em seguida fiz uma rosca M25x1 mm. user posted image

Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 8 de novembro de 2017, 11:41 Responder citando esta mensagem

Virei o sentido do cano, agora com a parte de trás à ser trabalhada. Novamente fiz a centragem do cano nas duas pontas como antes. user posted image Cortei fora o encaixe antigo e fiz o faceamento como na coroa, com a ferramenta de dentro pra fora de modo a não ficar rebarbas e poder encaixar o guia para conferir a centragem novamente. user posted image Após isso, fiz a profundidade do encaixe para que ficasse um head space de 0.043" e fiz a rosca M20x1 mm de fixação no receiver. user posted image Para a câmara, usei um reamer Eley EPS. Fixei o "vira macho" ao reamer. user posted image Após, encaixei o guia do reamer no furo (que felizmente entrou bem certinho sem folgas). Com um dos braços do vira macho, fiz uma alavanca ao apoia-lo sobre a face plana do carro superior, travando assim o giro da ferramenta. Depois disso eu ajustei o alinhamento do contra ponto para que coincidisse com o furo de centro na parte de trás da ferramenta. Assim eu empurro a ferramenta com o contra ponto sem medo dela entrar atravessada no furo. No caso de uma câmara .22lr, empurrar com ponto fixo não é problema, já que ferramenta se desloca com curso bem pequeno. Como fluido de corte, usei a famosa banha de porco, que funciona muito bem nos alargadores em geral, machos e cossinetes de rosca. Material removido em .22lr é tão pouco que nem precisei usar óleo solúvel para esfriar a ferramenta. Passei a ferramenta com rotação do torno de 150RPM com avanços lentos. No total fiz em 3 partes, tirando a ferramenta e limpando tanto ela quanto o furo, isso para evitar alguma cagada, como o arranhão da câmara pelo excesso de limalha acumulada nas arestas da ferramenta. user posted image Diferente da câmara anterior, nesta eu fiz com 0.12" engraved (munição fica com 0.12" do chumbo cravado nas raias). Na câmara anterior era 0.06" engraved. As câmaras engraved são altamente usada em rifles BR, pois, em tese, o chumbo entrando cravado no raiamentos quando se fecha o ferrolho, tem um alinhamento do projetil mais garantido do que em câmaras aonde o projétil precisa dar um "pulo" para engatar no raiamento, pois nesse caso poderia o projetil entrar mínima coisa atravessado caso se tenha uma soltura do projetil desigual no crimp com o estojo. Claro que para o engraved ser útil, a câmara deve ser perfeitamente centrada com o furo. Existem câmaras não engraved que atiram muito bem, isso não quer dizer que engraved funcionam de maneira muito superiores, mas são uma garantia de alinhamento do projétil. user posted image Eu fiz com 0.12" engreved, que no caso chegou até o sulco maior em uma munição Eley. Já vi em foruns caras usando câmara full engraved (com cravamento até o estojo). Optei em não fazer assim por ver algumas discussões sobre a possibilidade de full engraved poder danificar o crimp. user posted image

Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 8 de novembro de 2017, 11:45 Responder citando esta mensagem

Um outro detalhe; O reamer deixou um acabamento tão bom na câmara que eu nem sequer dei uma lixada nela. Com isso, da pra notar que ela ficou um tantim mais justa que a câmara anterior.

Shotgunner Ver Foto do Usuário
Nice Boys Dont Play Rock n´ Roll
Shotgunner está offline
Enviado: 8 de novembro de 2017, 12:09 Responder citando esta mensagem

Cadastrado: 30/Ago/12

Booow!!! Entro no site só para ver esse tópico atualizado, parabéns pela engenharia. quero ver essa maquina pronta.

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor  Top
Padreqmedo Ver Foto do Usuário
Padreqmedo está offline
Enviado: 8 de novembro de 2017, 16:39 Responder citando esta mensagem

Grupo: Competidores
Cadastrado: 3/Out/12

CITACAO (Patadosul em 8 de novembro de 2017, 12:45)
Um outro detalhe; O reamer deixou um acabamento tão bom na câmara que eu nem sequer dei uma lixada nela. Com isso, da pra notar que ela ficou um tantim mais justa que a câmara anterior.

Me aproveitando da situação....para polir uma câmara de .308, o que me indica?

Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 8 de novembro de 2017, 22:18 Responder citando esta mensagem

CITACAO (Padreqmedo em 8 de novembro de 2017, 17:39)
CITACAO (Patadosul em 8 de novembro de 2017, 12:45)
Me aproveitando da situação....para polir uma câmara de .308, o que me indica?

Olha, o Liseo aqui do forum (e do CTC tbm), pode aconselhar melhor sobre centerfire. Acredito que ele não faz polimentos nas câmaras .308win e outros calibre similares, mas veja com ele que ele pode lhe esplicar melhor os motivos disso.

Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 8 de novembro de 2017, 22:29 Responder citando esta mensagem

CITACAO (Shotgunner em 8 de novembro de 2017, 13:09)
Booow!!! Entro no site só para ver esse tópico atualizado, parabéns pela engenharia. quero ver essa maquina pronta.

Valeu amigo biggrin.gif Assim que tiver novidades, seguirei postando.

Samuel
Patadosul está offline
Enviado: 9 de novembro de 2017, 10:56 Responder citando esta mensagem

Recesso para os extratores... user posted image Aproveito para facear a parte de cima do receiver para posteriormente instalar um trilho picatinny 20 mm ali. Até o momento prendi a luneta nos rasgos originais do receiver, porém estes não foram feitos paralelos à linha de centro da arma, ficando a luneta quase nos limites de clicagem para 50 yds. Na usinagem deu pra notar que CBC faz um endurecimento parcial do aço na porção localizada logo atrás dos lugs de trancamento do ferrolho. Da pra sentir isso com a dificuldade que a ferramenta cortou neste ponto e visualmente pode-se perceber que o aço fica com acabamento mais brilhoso ali, justamente devido a uma maior dureza. Do jeito que a ferramenta "cantou" ali, passa fácil dos 30HRC o endurecimento. user posted image

70 respostas desde 6 de julho de 2017, 09:09 Monitorar este Tópico | Enviar tópico por email | Imprimir Tópico
Páginas: (5) < 1 2 3 4 [5] >
Tópico Questões sobre Armeria
Enviar uma resposta ao tópicoCrie um novo TópicoNova Pesquisa

Visite o site da Lyon Bullets Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!