Fóruns
TiroDinamico.com.br
 Bem Vindo Anônimo ( Log In | Cadastre-se ) Home   Imagens   Links   Calendário   Usuários
Portal   Resultados   Procurar   Ajuda
  Visite o site da PM Cofres Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!
Páginas: (2) < [1] 2 > ( Ir para a primeira mensagem não-lida ) Enviar uma resposta ao tópicoCrie um novo TópicoNova Pesquisa
Regulagem De Luneta Em Rifle .22
« Tópico Anterior | Próximo Tópico » Monitorar este Tópico | Enviar tópico por email | Imprimir Tópico
cyraxh
Jaison Cyraxh
cyraxh está offline
Enviado: 29 de maio de 2006, 16:44 Responder citando esta mensagem

Grupo: Espectadores
Cadastrado: 29/Mai/06

Clique Aqui Para Ignorar Todas as Mensagens Deste Usuário
Pessoal primeiramente gostaria de agradecer a todos. Este é o meu primeiro post. Então vamos à dúvida. Simplesmente estou frustrado. Acabei de comprar uma luneta 3x9x40mm para meu rifle 7022 CBC. Eu não estou conseguindo fazer a regulagem desta luneta. Faço da seguinte forma: Colo o alvo a 10 metros de distância (não sei se isso está correto) prendo a arma em uma morsa e começo a atirar. Colo a luneta no número 3 (é a opção mínima de aproximação, máxima é 9) . Faço a regulagem tudo certinho todos os tiros no centro. Ai vou outro dia atirar com a arma em um alvo com outra distância um pouco mais longe, por exemplo 17 metros, começo a atirar e vejo q meus tiros não pegam mais no centro, eles estão baixo. Ai mudo para o 4, 5 ,6 ,7 ... a regulagem da luneta e continua a mesma coisa os tiros n pegam mais no alvo. Pessoal eu gostaria de saber se tem (acho que deve ter) algum macete para a regulagem desta luneta, pq como está é impossivel atirar. Gostaria de saber medidas distâncias corretas, etc... qual o grau de aumento q deve estar, pq ela vai de 3 à 9 etc. Alguém poderia me ajudar pq ja estou aflito com tudo isso. Outro detalhe também quero q por exemplo ela está regulada para atirar tanto no grau 3 ao 9 nao q a cada grau q atire o tiro varie. Desde já agradeço e aguardo [ ]s Cyraxh

Editado por cyraxh - 29 de maio de 2006, 17:44

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem  Top
miyatake
miyatake está offline
Enviado: 29 de maio de 2006, 20:31 Responder citando esta mensagem

Grupo: Range Officer
Cadastrado: 6/Out/03

Jailson,
      Calma!
      Se você regular a luneta para 10 metros (!!!!) ele estara no centro para 10 metros, a não ser que ele tenha digamos um compensador de distancias, para distancia maiores na propria luneta ou você faça a correção.
      A magnificação (3x, 10x) é apenas para melhorar a visualiação do lvo, não afetando "teoricamente" no ponto de impcato.
      Como já explicado aqui no "TD" para atingir-se um alvo a 100 metros, teremos a seguinte situação: para você "zerar" no Alvo a 100 metros, a trajetoria do projétil será um parabola que começa a subir no ponto "0" e atinge uma altura maxima em torno dos 50 metros e vem caixando até acertar o alvo a 100 metros.
      Lembrando, que a temperatura ambiente, velocidade do vento e direção, humidade do ar, pressão barometrica, altitude do local do tiro afetam na precisão do tiro. Sem contar que em distância maiores você poderá ter a interferencia da formação de "miragem".
      Assim se você regular a 100 metros e atirar em um objeto a 50 metros, vera que provavelmente o tiro íra passar por cima do alvo, e se atirar em um objeto a 25 metros poderá até ocorrer o impacto, dependendo da parabola feita pelo projétil.
      Um detalhe, não deve-se prender o rifle em uma morsa e sim apoiar em um benchrest com um saco de areira, pois a morsa por ser rigida pode afetar na "vibração" da arma e ocasionando diferença na hora do tiro com o atirador.
      Espero ter ajudado.
Milton

Editado por miyatake - 29 de maio de 2006, 20:32

cyraxh
Jaison Cyraxh
cyraxh está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 09:57 Responder citando esta mensagem

Amigo n entendi esta parte: "Como já explicado aqui no "TD" para atingir-se um alvo a 100 metros, teremos a seguinte situação: para você "zerar" no Alvo a 100 metros, a trajetoria do projétil será um parabola que começaa a subir no ponto "0" e atinge uma altura maxima em torno dos 50 metros e vem caixando até acertar o alvo a 100 metros." Poderias explicar-me melhor? Quanto a morsa irei fazer o teste com os sacos de areia. A luneta que comprei ela é especifica para o modelo q tenho o .22 pelo menos no manual dela e caixa é o q diz. Talvez o que eu n tenha intendido que nosso amigo falou seja a minha solução. Mesmo assim, se mais alguém tem soluções ou formas corretas de regulagem deste modelo de luneta seria de extrema ajuda. A máxima distância que irei atirar será de 100 metros, mas também irei efetuas disparos a 5 metros a 15 metros 25 metros até no máximo 100 metros. Resumindo, quanto mais longe o alvo, mais eu tento aproximar o alvo ajustando a luneta. Se meu alvo está a 100 metros coloco minha luneta no nível maximo de aproximação e quero q ela seja exata e acerte o alvo como se eu fosse atirar a 5 metros no alvo com o nível mínimo do ajuste de aproximação da luneta. Desde já agradeço e aguardo [ ]s Cyraxh

Editado por cyraxh - 30 de maio de 2006, 10:59

Felipe Y
Felipe Y está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 10:14 Responder citando esta mensagem

Cadastrado: 4/Nov/05

CITACAO (cyraxh em 30 de maio de 2006, 10:57)
Amigo n entendi esta parte:"Como já explicado aqui no "TD" para atingir-se um alvo a 100 metros, teremos a seguinte situação: para você "zerar" no Alvo a 100 metros, a trajetoria do projétil será um parabola que começaa a subir no ponto "0" e atinge uma altura maxima em torno dos 50 metros e vem caixando até acertar o alvo a 100 metros."Poderias explicar-me melhor?Quanto a morsa irei fazer o teste com os sacos de areia. A luneta que comprei ela é especifica para o modelo q tenho o .22 pelo menos no manual dela e caixa é o q diz. Talvez o que eu n tenha intendido que nosso amigo falou seja a minha solução. Mesmo assim, se mais alguém tem soluções ou formas corretas de regulagem deste modelo de luneta seria de extrema ajuda. A máxima distância que irei atirar será de 100 metros, mas também irei efetuas disparos a 5 metros a 15 metros 25 metros até no máximo 100 metros. Resumindo, quanto mais longe o alvo, mais eu tento aproximar o alvo ajustando a luneta. Se meu alvo está a 100 metros coloco minha luneta no nível maximo de aproximação e quero q ela seja exata e acerte o alvo como se eu fosse atirar a 5 metros no alvo com o nível mínimo do ajuste de aproximação da luneta.Desde já agradeço e aguardo[ ]sCyraxh

Jaison, nao deu pra entender direito sua mensagem, mas é o seguinte:

eu regulo da deguinte forma, primeiro certifique-se que sua luneta esta bem fixa na arma, pois em armas semi-automaticas elas costumas "correr no trilho", se isso estiver acontecendo costumo colocar mais um suporte de luneta (ficando assim com 3 "rings").
Quanto à regulagem da luneta, 10 metros é muito perto para regular a luneta , pois nessa distancia vc tera influencia da altura da boca da luneta para a boca do cano, a regulagem deve ser feita no minimo a 35 metros, quanto à escala de aproximação, eu particularmante atiro sempre na aproximação 4, nem uso o zoom acima disso, pois passa uma impressão de facilidade falça, poois quanto maior a aproximação, mais sensivel fica a danada da "tremedeira", mas issso vai do gosto de cada um.
Espero ter ajudado.

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar mensagem pelo MSN  Top
André Reiter Ver Foto do Usuário
André Reiter
André Reiter está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 10:45 Responder citando esta mensagem

Cadastrado: 13/Nov/03

Esse assunto foi extensivamente discutido aqui no TD e no CTC. Sugiro que vá no CTC e faça uma busca, tem muita coisa lá.

De forma bem sucinta :

Primeiramente, temos que colocar o “mount “ na arma. Quando fizer isto, procure sempre apertar os parafusos com a mesma tensão em todos, não deixe um mais apertado ou mais frouxo que o outro. Este detalhe vale para todo o processo, e faz diferença. Depois que o “mount “ foi colocado corretamente, coloque algum tipo de Loctite removível, ou alguma trava química de baixo torque nos parafusos.

Agora é a hora de colocar a luneta no “mount “. Lembre-se de apertar os parafusos com a mesma tensão. Para deixar a luneta corretamente alinhada, existem aparelhos, como os “Reticle Leveler “ e o “ Bore Sighter “ que fazem este serviço, mas , se não tivermos em mãos um desse ou semelhante, a única solução é pela intuição mesmo. Existem também os colimadores laser, que são point laser em no calibre da arma, que são introduzidos no cano e depois é só ajustar a luneta ao ponto luminoso do laser em alguma superfície.

É importante que os eixos da luneta e do cano da arma estejam paralelos. O eixo X da luneta tem quer estar paralelo com o eixo X da cano da arma. Se não estiverem corretamente alinhados, os disparos serão deslocados para a os quadrantes horizontais do ponto visado, dependendo de como é o desnível entre cano e luneta. Este problema é chamado “canting” .

Depois de colocada a luneta, é hora de zerar a mira, coincidir POI ( Point of Impact = Ponto de Impacto ) com POA ( Point of Aim= Ponto de Mira ). Coloque um alvo a 25 yds e dê 3 tiros. Se os disparos ficaram mais de 10 cm longe do POI, existe algum problema com a montagem dos  “ mounts “ ou da luneta. A distância padrão para zerar a luneta é geralmente de 100 yds ( 91,4 m ) , mas como isto está bem longe da realidade dos calibres permitidos no Brasil e ainda mais para armas de ar comprimido, vamos tomar como distância padrão 25 yds ( 22,8m ). A razão de usarmos jardas ( yds ) ao invés de metros é porque as especificações de regulagem das lunetas sempre vem em jardas. Geralmente no manual das lunetas é especificado o M.O.A. ( Minute of Angle ),  um fragmento de circuferencia de raio 100 jardas no caso,ou  seja, medida pra estimar quanto vale 1 “ click “ a 100 yds . Se a luneta for ¼ MOA, significa que a 100 yds, 1 click irá deslocar o POI em ¼ de polegada ( 63 mm ). Abaixo segue uma tabela com o deslocamento do POI em função do MOA e da distância.

M.O.A.

25 yds ( 22,8m )

50 yds ( 45,7m )

100yds ( 91,4 m)

1/2 MOA

1/8 “ (31 mm )

¼ “( 63 mm )

½ “ ( 127 mm )

1/4 MOA

1/16 “ ( 15 mm )

1/8 “ ( 31 mm )

¼ “ ( 63 mm )

1/8 MOA

1/32” ( 7 mm )

1/16 “ ( 15 mm )

1/8 “ ( 31 mm)

Após escolhida a distância, coloque um alvo milimetrado,e uma estativa. Se não tiver estativa, arrume uns sacos plásticos, encha com areia, eles servirão para apoiar a arma. Sempre que apoiar a arma, não apóie o cano, e sim a parte posterior da coronha.

Efetue 3 tiros. Se você notou que os tiros foram mal dados, repita o processo. Analise a distância que os tiros estão longe da onde você mirou, e faça a correção necessária no ajuste da luneta, até que o POI corresponda ao POA . Após isso, faça um agrupamento de 5 tiros, e verifique se realmente foi bem ajustada a luneta.

Alvo : http://paginas.terra.com.br/esporte/arcomprimido/Alvos/alvosight-in-.gif

Reticle Leveler : http://paginas.terra.com.br/esporte/arcomprimido/galeria/Foto1Reticle%20Leveler.jpg

Colimador Laser : http://paginas.terra.com.br/esporte/arcomprimido/galeria/Foto2Colimadores%20laser.jpg

Canting : http://paginas.terra.com.br/esporte/arcomprimido/galeria/Foto3Canting.jpg

http://paginas.terra.com.br/esporte/arcomprimido/galeria/Foto4Canting%201.jpg

Editado por André Reiter - 30 de maio de 2006, 10:47

CR nº 24078

E-mail : andrera@uai.com.br

MSN - andrereiter6@hotmail.com

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor Enviar uma mensagem por ICQ Enviar mensagem pelo MSN  Top
cyraxh
Jaison Cyraxh
cyraxh está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 11:29 Responder citando esta mensagem

ok amigos. Obrigado pelas dicas irei fazer os teste e posto aqui os resultados. Desculpe se n pesquisei o suficiente e acabei abrindo um novo tópico. Mas ja q está aberto e pelo visto a galera aqui é rápida na resposta, vou continuar com minhas perguntas. Creio q seja minha dúvida final. Como nosso amigo respondeu, quero saber se regulando a luneta por exemplo no nível 3 que é o nível mínimo de aproximação q ela tem, a uma distância de 40 metros, ela está atirando perfeitamente. Agora quando eu atirar a 10 metros ela acertará meu alvo como ela estava acertando a 40 metros? Ou se regulei a luneta no nível mínimo (3) a 40 metros, agora passo para o nível 7 na mesma distância os 40 metros o tiro irá ficar igual ao nível 3 (espero q fique)? Ou entao se eu por o alvo a 80 metros meu tiro será exatamente igual ao que efetuei a 40 metros tanto no nível 3 como nos outros nível possíveis (níveis q digo é a regulagem de aproximação que vai de 3x9 ? Desde já agradeço a todos Muito obrigado [ ]s Cyraxh

Felipe Y
Felipe Y está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 14:28 Responder citando esta mensagem

CITACAO (cyraxh em 30 de maio de 2006, 12:29)
ok amigos. Obrigado pelas dicas irei fazer os teste e posto aqui os resultados. Desculpe se n pesquisei o suficiente e acabei abrindo um novo tópico. Mas ja q está aberto e pelo visto a galera aqui é rápida na resposta, vou continuar com minhas perguntas. Creio q seja minha dúvida final. Como nosso amigo respondeu, quero saber se regulando a luneta por exemplo no nível 3 que é o nível mínimo de aproximação q ela tem, a uma distância de 40 metros, ela está atirando perfeitamente. Agora quando eu atirar a 10 metros ela acertará meu alvo como ela estava acertando a 40 metros? Ou se regulei a luneta no nível mínimo (3) a 40 metros, agora passo para o nível 7 na mesma distância os 40 metros o tiro irá ficar igual ao nível 3 (espero q fique)? Ou entao se eu por o alvo a 80 metros meu tiro será exatamente igual ao que efetuei a 40 metros tanto no nível 3 como nos outros nível possíveis (níveis q digo é a regulagem de aproximação que vai de 3x9 ?Desde já agradeço a todos Muito obrigado[ ]sCyraxh

Jaison é necessario q vc entenda o seguinte, a aproximação do zoom , seja 3X ou 4X ou qual for, teoricamente bnao altera o ponto de impacto, agora quanto a sua perguntar de regular a 40m e depois disparar a 80m, voce tera sim uma diferença no ponto de impacto pois haverá trajetoria de queda no projetil, que tera seu ponto de impacto mais abaixo do ponto visado, em contra partida se vc regular a mira a 40m e depois disparar a 10m provavelmente o tiro tmbem irá pegar abaixo do ponto visado, ai vc me perguntará "porq isso vai acontecer se esta mais perto do q eu regulei a mira?", a resposta é a seguinte existe uma diferença de altura da luneta para a ponta do cano concorda?, a linha de visada da luneta forma uma trajetoriia paralela à do cano que esta cerca de + - 2cm abaixo da linha de visada da luneta, portanto quando vc regula a mira a uma determinada distancia, o ponto de impacto será exatamente onde vai se cruzar a linha da visada da luneta, com a linha do tajeto do projetil (linha do cano), isso se chama ponto zero, dai minha explicação, se atirar  em uma pequena distancia como a de 10m, nao dará espaço para o projetil atingir o ponto zero, ou seja o tiro pegara abaixo da visada.
Mas só para efeito de comentario, porq colocar uma luneta e atirar a 10m.....nao faz sentido.

Espero ter esclarecido e nao confundido...

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Enviar mensagem pelo MSN  Top
cyraxh
Jaison Cyraxh
cyraxh está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 18:46 Responder citando esta mensagem

Amigo obrigado pela explicação mais 1 vez. Veja se entendi. N tenho como regular uma luneta para atirar de 10 metros e de 100 metros sempre haverá diferença? Se sim, entao gostaria de saber como vc citou q regula a sua luneta a 35 metros entao vc so atirara a essa distância? Caso vc atire em outras distâncias, existe alguma macete para mim regular por exemplo a luneta em um intervalo de distância. Tipo irei atirar somente entra 5 a 70 metros nos alvos. E quando vc diz, q a uma distância maior a bala cairá, isso quer dizer +/- quanto no alvo irá dar a diferença, variação? DEsde já agradeço e aguardo e desculpem tantas dúvidas que lhes tragos é q realemente sou leigo com essas lunetas "modernas" heheh [ ]s Cyraxh

miyatake
miyatake está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 20:40 Responder citando esta mensagem

Somente para ilustar, veja o grafico:
O projetil sai do ponto "0" com um certo angulo e sobre até a altura maxima e depois vem caindo.
Como ela faz uma parabola ela pode ter dois pontos em que irá coincidir com a altura do alvo na subida e na descida.
Quanto ao restante acredito que os colegas fizeram uma boa explanação sobre o assunto.

Editado por miyatake - 30 de maio de 2006, 20:43

Imagem Anexada (clique na imagem para ampliar)

cyraxh
Jaison Cyraxh
cyraxh está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 20:43 Responder citando esta mensagem

ok amigo obrigado pela ajuda se mais alguém puder dar alguma dica agradeço [ ]s Cyraxh

miyatake
miyatake está offline
Enviado: 30 de maio de 2006, 20:51 Responder citando esta mensagem

O desenho esta melhor detalhado

Felipe Y
Felipe Y está offline
Enviado: 31 de maio de 2006, 12:08 Responder citando esta mensagem

CITACAO (miyatake em 30 de maio de 2006, 21:51)
O desenho esta melhor detalhado

Obrigado amigo Milton, era desse grafico q eu estava precisando. Ai explica tudo
]
Abraço

cyraxh
Jaison Cyraxh
cyraxh está offline
Enviado: 6 de junho de 2006, 19:53 Responder citando esta mensagem

amigos fiz os testes testei as técnicas q vcs me falaram e parece-me q consegui regular a luneta. Coloquei o alvo a 35 metros fiz um cavalete com um saco de areia bem firme. Ai aproximei o alvo a 15 metros e o tiro realmente pegou onde queria. So que o grande problema de tudo isso é o grande desperdício de balas :'(. Foi cerca de 1 caixa (50 unidades) para "regular" a luneta. Agora estou tentando montar um sistema com o laser como nosso amigo falou. So q o problema é q n sei como fazer o esquema. Alguém ja fez algo para regular a luneta através do laser em um rifle cbc 7022 semi-automático? Se alguém elaborou algo, ou de alguma idéia para eu conseguir fazer o esquema agradeço DEsde já agradeço [ ]s Cyraxh

Wolf Ver Foto do Usuário
Wolf
Wolf está offline
Enviado: 6 de junho de 2006, 20:34 Responder citando esta mensagem

Cadastrado: 20/Ago/03

Não precisa gastar muito para regulagem.
Dê um tiro. Veja aonde pegou e, cuidando para não mexer a arma, leve a luneta até o ponto de impacto.
Após, dê uns tiros para conferir e fazer ajustes finos.
Não vá mudar a regulagem antes de pelo menos 3 tiros, pois pode haver algum tiro irregular (flyer) e se v confiar nele, vai ficar louco.
Não precisa de laser.
E mais. Se a sua arma for de ferrolho (bolt action), como Impala, CBC Sniper, Itajubá, etc.,  você pode remover o ferrolho e olhar por dentro do cano, para ter uma noção de onde será o impacto. Aí faz um ajuste aproximado da luneta, que depois será acertada melhor com o método acima.
Abs

“We are annoyed by the assumption on the part of certain public figures that the citizen should be able to prove the need for the citizen acquire a means of protecting himself. The citizen’s personal needs are certainly no business of the state. Liberty, when it´s in place, grants the right of the citizen to do what he chooses, as long as he does not stamp on the rights of others. Nobody actually needs caviar or a pleasure boat or opera tickets. Whether the citizen wants these things is truly no business of the sate” (Jeff Cooper).

Tamaran Bull Ver Foto do Usuário
Wagner Rezende
Tamaran Bull está offline
Enviado: 7 de junho de 2006, 01:46 Responder citando esta mensagem

Cadastrado: 24/Fev/05

Falou tudo Wolf, depois de tudo o que foi postado aqui, é atirar e fazer as correções.

Enviar uma Mensagem Pessoal ao autor Enviar email ao autor desta mensagem Visitar o site do autor Enviar mensagem pelo MSN  Top
16 respostas desde 29 de maio de 2006, 16:44 Monitorar este Tópico | Enviar tópico por email | Imprimir Tópico
Páginas: (2) < [1] 2 >
Tópico Introdução / Dúvidas / Sugestões
Enviar uma resposta ao tópicoCrie um novo TópicoNova Pesquisa

Visite o site da PM Cofres Conheça o Snap. Colocar notas nas suas fotos agora é com o Snap!